O fabuloso destino de GAHYIA

A GAHYIA tem orgulho de realizar o ciclo completo, da semente ao produto final. Plantamos, colhemos, secamos e destilamos. Esta ação inovadora e única no mundo dos cosméticos naturais, permite utilizar as plantas de forma responsável, sustentável, respeitosa e consciente, sem uso de conservante, sem óleo mineral, corantes ou sulfato.

A GAHYIA Cosméticos Naturais nasceu no ano de 2009, da paixão pelas plantas, seus aromas e do desejo de promover beleza, bem estar e saúde, respeitando a natureza e os inúmeros recursos que ela nos oferece.
Loja da Gahyia Comséticos Naturais
O berço da GAHYIA é Caraíva, localizada no extremo sul da Bahia, cenário de uma beleza exuberante e de um vasto ecossistema que abriga plantas de grande poder medicinal. Nesse pequeno vilarejo, habitamos em harmonia com a natureza, enaltecemos o valor da terra e produzimos com nossas próprias mãos experiências únicas, que chegam até você através de nossos produtos artesanais.  
Os barcos no Rio de Caraíva
Nossa primeira criação unifica pesquisa científica e conhecimentos ancestrais, um óleo para massagem, de fragrância inebriante que se tornou o carro-chefe da empresa: o Óleo Precioso, cosmético que proporciona relaxamento muscular, rejuvenescimento das células, hidratação da pele, age como anti-inflamatório e cicatrizante, dentre outras propriedades terapêuticas. Seu principal componente, o óleo essencial de almescar, é extraído de sua resina que tradicionalmente é utilizada pela comunidade local e em rituais indígenas de limpeza energética, defumação e na purificação da água. Em seguida foram desenvolvidos outros dois produtos de almescar, sabão e creme de tratamento intensivo para o rosto que também leva em sua composição a aroeira.  
Com o sucesso dos primeiros cosméticos, sentimos a necessidade de ampliar nossa linha e iniciamos o cultivo orgânico de plantas nativas abundantes na região, como a própria almescar, aroeira, pitanga e coco. A partir da destilação dessas plantas, para extração dos óleos essenciais e vegetais a GAHYIA tem o propósito pioneiro de tornar-se autossustentável, um sonho possível, pautado por um trabalho que prioriza as pessoas e a flora local. 
Jardim da Gahyia cosméticos naturais
Em 2019 construímos um novo laboratório, onde empregamos mão de obra nativa, contando com cerca de 15 colaboradores, gerando assim, renda para comunidade. Em parceria com a UFMG garantimos a qualidade de nossos óleos essenciais, estimulando educação e pesquisa científica. Atualmente, neste amplo espaço físico, é possível desenvolver outras plantas medicinais para extração de seus óleos essenciais. No Jardim da GAHYIA cultivamos 60 espécies, destas, 37 são produzidas de forma extensa em canteiros que seguem os conceitos agroflorestais e agricultura sintrópica.  
O novo laboratório da Gahyia Cosméticos Naturais
Nosso laboratório é aberto à visitação e recebe, escolas, ONGs, profissionais da área de aromaterapia, cosmetologia natural e turistas, promovendo conhecimento, gerando saúde e estimulando o uso de produtos artesanais.