Solidariedade

A GAHYIA redireciona 10% do seu lucro para a ONG Caraivaviva, criada pelo proprietário da Gahyia em 2009.

Criancas da ONG Caraivaviva

 

Operação Caraíva Planta

GAHYIA x AGRICULTURA SINTROPICA 

Na GAHYIA, acreditamos na recuperação do mundo e por isso que junto com a ONG Caraivaviva criamos e financiamos a operação Caraíva Planta destinada a incentivar os habitantes de Caraíva e do seu entorno a plantar hortas comunitárias usando métodos da agricultura Sintrópica, para garantir alimentos saudáveis e orgânicos.

 Assim, a GAHYIA, a ONG Caraivaviva e alguns moradores que disponibilizam suas terras (e trabalho) estão a caminho de transformar um total de 50.000 m2 em plantações que incluem técnicas Agroflorestais e de Permacultura. A intenção é que grande parte da colheita possa ser compartilhada às famílias vulneráveis da região.
Joao Bosco do projeto plantar da gahyia cosméticos naturais
João Bosco, especialista em agricultura Sintrópica, responsável da operação Caraíva Planta ensinando moradores a criar plantações que incluem técnicas Agroflorestais e de Permacultura

 

Já conhece a Agricultura Sintrópica?

Agricultura sintrópica é o termo designado a um sistema de cultivo agroflorestal (SAF) baseado no conceito de sintropia, caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.

Esta vertente agrícola busca inspiração na dinâmica natural dos ecossistemas virgens.

Neste modelo de SAF, as plantas são cultivadas em consórcio e dispostas em linhas paralelas, intercalando sempre espécies de portes e características diferentes, visando o aproveitamento máximo do terreno, e levando em consideração a manutenção e reintrodução das espécies nativas.

 

O que plantamos?

Hortaliças: Raizes e Leguminosas (Couve, Alface, Pimentas, Rúcula, Coentro, Cenoura, Beterraba, Mandioca, Batata doce, Inhame, Tomate, Feijão, Milho, Maxixe, Abobora, Moranga

Frutas: Banana, Laranja, Limão, Acerola, Pitanga, Maracujá, Jabuticaba, Graviola, Cacau, Amora, Cupuaçu, Açaí, Seriguela, Ameixa, Mamão, Cajá, Pitaya, 

Temperos: Manjericão, Alecrim, Tomilho, Orégano, Erva doce, Hortelã, Salvia, Cúrcuma, Gengibre, Manjerona, Coentro
jardim da gahyia cosméticos naturais

Como trabalhamos?

Através de Sistemas Agroflorestais, consorciando as espécies de plantas e cada vez mais enriquecendo e transformando o solo com matéria orgânica.